Ouvir Ajuda | Médis
Multimeios
A podcast about Menopause with calls from clients.
Podcast sobre Menopausa com chamadas de clientes.
A sociedade não está preparada para falar abertamente sobre a Menopausa, mas a Médis está.
Provocar a discussão, promover o diálogo aberto sobre o tema e sobre esta fase (que ocupa 40% da vida de todas as mulheres), é o principal objetivo da Médis. A marca continua, assim, a levar bem alto a bandeira da Saúde da Mulher, que faz parte do seu ADN desde a origem, em 1996.
Após ouvir centenas de mulheres, médicos e profissionais de saúde, ao longo de uma investigação que durou 27 meses (disponível em www.medis.pt/menopausa), a Médis identificou na menopausa um paradoxo social evidente: enquanto a Sociedade evita o tema, as Mulheres que passam por isso querem partilhar experiências, medos e sintomas, e precisam de orientação dos médicos e profissionais de saúde.
A campanha multimeios conta com dois spots (“jantar” e entrevista”) veiculados em tv e digital, com 5 temas de mupi e de display e com um podcast diferente dos habituais. Trata-se da primeira campanha criativa desenvolvida pela Stream and Tough Guy (SaTG) para a marca Médis, após consulta ao mercado em dezembro de 2023.
"Por acaso, somos uma agência composta exclusivamente por homens, mas isso não nos impediu de tentar compreender um tema tão complexo quanto a Menopausa e de chegar a uma solução que é fruto de uma reflexão estratégica mais profunda do que a habitual e que vai para além da publicidade. Algo que só foi possível graças à plena parceria entre a SaTG e a equipa da Médis que teve vontade de criar algo verdadeiramente consequente para as mulheres que passam por esta fase. (João Ribeiro, Co-fundador e Diretor Geral da SaTG)”
Maria do Carmo Silveira, Responsável de Orquestração Estratégica e Marca do Ecossistema de Saúde do Grupo Ageas Portugal, afirma que “o tabu da menopausa é grande e quantos mais formos a tentar derrubá-lo, mais depressa seremos bem-sucedidos. Por isso, para além de uma oferta robusta, apostamos numa ideia disruptiva que, esperamos, vai polarizar e agitar a discussão social do tema. Além disso, como vão perceber nos dois spots que lançámos e que são o centro da campanha, vai trazer questões como a necessidade de falar abertamente em família sobre o tema, e o quanto a menopausa afeta a vida profissional das mulheres. 20% delas pensam mesmo em desistir, segundo o nosso estudo, o que, em pleno 2024, não tem razão de ser."
Podcast "Ouvir Ajuda"
Como parte importante desta campanha e da abordagem, foi criado um podcast com 8 episódios, lançados progressivamente ao longo das próximas semanas. Neles, mediante consentimento prévio, algumas clientes Médis autorizaram a marca a partilhar as suas conversas íntimas com a Linha Médis, esperando com isso ajudar outras mulheres em processo de menopausa. Trata-se de um conteúdo útil também para maridos, companheiros e demais família.
Este podcast inovador, intitulado “Ouvir Ajuda”, estaá disponível em todas as plataformas de streaming. Os 8 episódios foram escolhidos para representar e espelhar o que, ao longo da investigação, a Médis percebeu serem as maiores dúvidas e desconfortos das Mulheres Portuguesas sobre o tema. Além disso, responde diretamente à enorme solidão, abandono e desconhecimento em que as mulheres se sentem em relação à menopausa e, também, ao insight de que ouvir é, para muitas, o remédio que mais procuram. Esse é, de resto, também, o insight que está na origem da ideia criativa. Porque se trata de denunciar e quebrar um tabu enraizado, a campanha utiliza a sátira, a caricatura e algum humor, dando corpo à velha máxima de Gil Vicente de que “a rir se corrigem os costumes”.
CREDITS / FICHA TÉCNICA
Agency: Stream and Tough Guy
Creative Director: Miguel Durão
Strategy Director: João Ribeiro
Planner: Nicolas Grassi
Art Director: Luís Ferreira Borges
Project Management: Hugo Pacheco
Director: Pedro Varela (Blanche Filmes)
Podcast Sound Studio: Guel
Ouvir Ajuda | Médis
Multimeios
A podcast about Menopause with calls from clients.
Podcast sobre Menopausa com chamadas de clientes.
A sociedade não está preparada para falar abertamente sobre a Menopausa, mas a Médis está.
Provocar a discussão, promover o diálogo aberto sobre o tema e sobre esta fase (que ocupa 40% da vida de todas as mulheres), é o principal objetivo da Médis. A marca continua, assim, a levar bem alto a bandeira da Saúde da Mulher, que faz parte do seu ADN desde a origem, em 1996.
Após ouvir centenas de mulheres, médicos e profissionais de saúde, ao longo de uma investigação que durou 27 meses (disponível em www.medis.pt/menopausa), a Médis identificou na menopausa um paradoxo social evidente: enquanto a Sociedade evita o tema, as Mulheres que passam por isso querem partilhar experiências, medos e sintomas, e precisam de orientação dos médicos e profissionais de saúde.
A campanha multimeios conta com dois spots (“jantar” e entrevista”) veiculados em tv e digital, com 5 temas de mupi e de display e com um podcast diferente dos habituais. Trata-se da primeira campanha criativa desenvolvida pela Stream and Tough Guy (SaTG) para a marca Médis, após consulta ao mercado em dezembro de 2023.
"Por acaso, somos uma agência composta exclusivamente por homens, mas isso não nos impediu de tentar compreender um tema tão complexo quanto a Menopausa e de chegar a uma solução que é fruto de uma reflexão estratégica mais profunda do que a habitual e que vai para além da publicidade. Algo que só foi possível graças à plena parceria entre a SaTG e a equipa da Médis que teve vontade de criar algo verdadeiramente consequente para as mulheres que passam por esta fase. (João Ribeiro, Co-fundador e Diretor Geral da SaTG)”
Maria do Carmo Silveira, Responsável de Orquestração Estratégica e Marca do Ecossistema de Saúde do Grupo Ageas Portugal, afirma que “o tabu da menopausa é grande e quantos mais formos a tentar derrubá-lo, mais depressa seremos bem-sucedidos. Por isso, para além de uma oferta robusta, apostamos numa ideia disruptiva que, esperamos, vai polarizar e agitar a discussão social do tema. Além disso, como vão perceber nos dois spots que lançámos e que são o centro da campanha, vai trazer questões como a necessidade de falar abertamente em família sobre o tema, e o quanto a menopausa afeta a vida profissional das mulheres. 20% delas pensam mesmo em desistir, segundo o nosso estudo, o que, em pleno 2024, não tem razão de ser."
Podcast "Ouvir Ajuda"
Como parte importante desta campanha e da abordagem, foi criado um podcast com 8 episódios, lançados progressivamente ao longo das próximas semanas. Neles, mediante consentimento prévio, algumas clientes Médis autorizaram a marca a partilhar as suas conversas íntimas com a Linha Médis, esperando com isso ajudar outras mulheres em processo de menopausa. Trata-se de um conteúdo útil também para maridos, companheiros e demais família.
Este podcast inovador, intitulado “Ouvir Ajuda”, estaá disponível em todas as plataformas de streaming. Os 8 episódios foram escolhidos para representar e espelhar o que, ao longo da investigação, a Médis percebeu serem as maiores dúvidas e desconfortos das Mulheres Portuguesas sobre o tema. Além disso, responde diretamente à enorme solidão, abandono e desconhecimento em que as mulheres se sentem em relação à menopausa e, também, ao insight de que ouvir é, para muitas, o remédio que mais procuram. Esse é, de resto, também, o insight que está na origem da ideia criativa. Porque se trata de denunciar e quebrar um tabu enraizado, a campanha utiliza a sátira, a caricatura e algum humor, dando corpo à velha máxima de Gil Vicente de que “a rir se corrigem os costumes”.
CREDITS / FICHA TÉCNICA
Agency: Stream and Tough Guy
Creative Director: Miguel Durão
Strategy Director: João Ribeiro
Planner: Nicolas Grassi
Art Director: Luís Ferreira Borges
Project Management: Hugo Pacheco
Director: Pedro Varela (Blanche Filmes)
Podcast Sound Studio: Guel